Detalhes
Vários são os concursos que exigem conhecimentos da Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF. O estudo de qualquer norma é tarefa um tanto árdua e normalmente leva preocupação a quem precisa enfrentá-la. O objetivo deste livro é tornar essa tarefa mais fácil. Assim, são propostos inúmeros exercícios (373), que proporcionarão ao concursando um contato sistemático com os dispositivos legais.
Na primeira parte do material, apresentamos as questões. Na segunda parte, apresentamos os gabaritos anotados. Apresentamos todos os dispositivos (artigos, incisos, alíneas, parágrafos) transformados em questões de “certo” ou “errado”, de modo a estimular a memorização de todo o conteúdo da LRF. Essas questões possuem gabaritos comentados de forma objetiva, apontando, inclusive, o dispositivo legal correspondente. A intenção é promover um treino exaustivo, com a finalidade de memorização da lei, uma vez que a interpretação literal é a base para as outras interpretações.
Uma metodologia de estudo que recomendamos é a seguinte. Leia o norma pelo menos três vezes até a data da sua prova. Depois da primeira leitura, faça as questões deste material. Em seguida, repita o processo tantas vezes quantas forem possíveis. Uma outra estratégia possível é utilizar o material para monitorar a memorização da Lei. Assim, depois de uma primeira leitura, você poderia resolver as questões 1, 11, 21, 31, 41 etc, o que somariam 37 questões bem distribuídas ao longo de todo a Lei. Depois de uma segunda leitura, seriam resolvidas as questões 2, 12, 22, 32, 42 etc. E assim por diante. Então a cada nova leitura da LRF, você poderá monitorar a sua memorização.
Sobre os Autores
Fernando Cunha de Souza é Analista Legislativo do Senado Federal aprovado em 10º lugar no concurso de 2008. Formado em Administração de Empresas pela UFRGS e pós-graduado em Orçamento Público. Aprovado em 1º lugar para Administrador do MTE no concurso de 2008. Atua na Consultoria de Orçamentos do Senado Federal na Coordenação-Geral da LOA e do PPA.
Bruno Nery Borges é Técnico Legislativo do Senado Federal, na área de Orçamentos, desde 2009. Formado em Administração pela UnB e pós-graduado em Gestão de RH e Gestão Pública. Já foi nomeado em 10 concursos públicos: ANTT (1º lugar, 2005), CFOPM (2º lugar, 2005), DFTRANS (2008), TJDFT (2007), TRF-1ª região (2007), MPDFT (2007), TSE (2007), CGU (2007), Câmara dos Deputados (2007) e Senado Federal (2008). Atua na Consultoria de Orçamentos do Senado Federal na Coordenação-Geral da LOA e PPA.